CI

Primeira fazenda urbana do país inaugura este mês

Espaço de mais de 4 mil m² será de uso comunitário, incentivando agricultura sustentável


Foto: Divulgação

As obras da primeira fazenda urbana do Brasil, em Curitiba (PR) estão em fase final. A expectativa é inaugurar ainda na primeira quinzena de junho. A área de 4.435 m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru, na zona Leste da capital paranaense, irá reunir os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos.

Além das hortas comunitárias, inclusive com inéditas estruturas suspensas para que cadeirantes possam participar do plantio, o complexo está recebendo composteiras, estufas de mudas e caixas do projeto Jardins de Mel, com abelhas nativas sem ferrão, além da criação de pequenos animais.

O local pretende reunir diversas técnicas de plantio sustentável de hortifrutigranjeiros (como cultivo protegido, plantio elevado, aquaponia e hidroponia). Ecologicamente correta, a fazenda terá o uso de energias renováveis, como a eólica e solar e captação de água de chuva para a irrigação. Os canteiros usam material reaproveitado como garrafas pet, blocos de concreto, telhas, forros de PVC e pallets. Além dos convencionais, a estrutura terá plantas alimentícias não convencionais (Pancs).  

Boa parte das estruturas, muitas em conteineres, já está concluída. De temperos a legumes e verduras, serão canteiros para todas as estações do ano.

Com esse projeto, a Prefeitura pretende capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, ou seja, em suas casas e em vazios urbanos. A estimativa de investimentos na estruturação da fazenda urbana é de R$ 3 milhões. 

Veja mais fotos:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.