Agronegócio

Primeira safra de algodão deve aumentar 97% em Mato Grosso

Na soma dos dois ciclo incremento de área será de 28%
Por: -Vivian Lessa
1588 acessos
O maior crescimento da área plantada de algodão em Mato Grosso será na primeira safra. Os produtores devem plantar 250,6 mil hectares de algodão neste período, cujo cultivo deve ter início a partir do dia 30 de novembro, quando termina o vazio sanitário da pluma. A área plantada na primeira temporada representa um crescimento de 97% em comparação do que foi na safra 12/13, somando 126,9 mil hectares.


Neste ciclo, o algodão 'disputa' espaço com a soja, que já acumula quase 10% da área plantada. "Na prática, os produtores de algodão são tradicionais e não migram facilmente para outra cultura", explica o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio.

Conforme ele, apesar do aumento da área, a maior parte da produção é de segunda temporada, somando 273,7 mil hectares. Na soma das duas safras, a área é de 581 mil hectares, sendo 28,5% a mais do que foi no ciclo passado, quando foram cultivados 452,3 mil hectares de pluma.


Com isso, a produção deve passar de 687,1 mil toneladas para 834,9 mil toneladas, crescimento de 21,5%. crescimento da área plantada da fibra deve ocorrer em todos os principais estados produtores, porém Mato Grosso e Goiás se destacam no aumento relativo da safra 2012/13, com 28% e até 30%, respectivamente.

Demanda - Espera-se um acréscimo de 4% no consumo da fibra natural pela indústria têxtil, totalizando 920 mil toneladas, e também um aumento das exportações em 8%, chegando a 570 mil toneladas exportadas. O contexto geral sinaliza preços firmes na próxima temporada, principalmente porque há incertezas quanto à produção dos EUA, China e Brasil ocasionadas pelo clima.


Além disso, patamares mais altos do câmbio blindam em partes a indústria nacional das importações têxteis, deixando-a mais competitiva, e também favorecem os negócios de exportação, deixando o produtor com mais opções de negociação (mercado interno ou externo).
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink