CI

Primeiro CAE da Embrapa Café realiza reunião inaugural

Foi empossado na manhã neste dia 07 de abril, o primeiro CAE Café durante reunião que ocorreu de forma virtual


Foto: Pixabay

Foi empossado na manhã desta quinta-feira, dia 07 de abril, o primeiro Comitê Assessor da Embrapa (CAE) Café, durante reunião que ocorreu de forma virtual. Compõem a primeira formação do órgão consultivo Celírio Silva, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic); Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel (ABICS), Marcos Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé); Silas Brasileiro, presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC); e Maciel da Silva, coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Comitê é composto também por representantes da Embrapa, que são membros natos. A presidência do CAE está a cargo do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville. Antônio Fernando Guerra, chefe-geral da Embrapa Café,  assume a secretaria executiva e o pesquisador Adriano Delly Veiga, da Embrapa Cerrados, foi nomeado como representante da Empresa.

O presidente do CAE da Embrapa Café, Guy de Capdeville, apresentou ao colegiado a estrutura organizacional da Embrapa, o Plano Diretor da Empresa e a gestão dos projetos de pesquisa. Segundo ele, o sistema de gestão de projetos de pesquisa da Empresa é referência internacional e os projetos buscam responder a desafios de inovação, para levar soluções para o setor produtivo.

Antônio Fernando Guerra apresentou a estrutura da Embrapa Café e as principais contribuições que a unidade de pesquisa e o Consórcio Pesquisa Café, da qual é coordenadora, dão em prol da cafeicultura nacional. Ele comemorou a instituição do Comitê. “Esse CAE não poderia ter uma composição melhor, pois aqui estão representantes das diferentes esferas do setor produtivo “, avaliou. Cada um dos membros do novo CAE fez comentários em relação às apresentações realizadas.
  
Sobre o Comitê Assessor Externo - É um colegiado consultivo, constituído com a finalidade de captar e monitorar demandas do ambiente externo à Embrapa, particularmente quanto à análise de tendências nos cenários de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que sejam relevantes ao planejamento e à programação de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Unidade.
 
Dentre suas atribuições, o Comitê deve realizar análises de cenários, tendências e demandas da cadeia produtiva do café e indicar lacunas e oportunidades de inovação, junto ao setor produtivo para o planejamento da Unidade em alinhamento com as prioridades estratégicas definidas pela Embrapa. O CAE pode ainda indicar oportunidades de parcerias com instituições públicas e privadas e de captação de recursos para apoiar a programação de PD&I da Unidade.
 
Os membros do CAE atuarão por dois anos, podendo ser reconduzidos uma única vez, por igual período, conforme disposto em Regimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.