Agronegócio

Primeiro dia da InterCorte será dedicado a evento do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável

Evento será realizado entre os dias 16 e 17 de junho
Por:
381 acessos

A InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne será realizada entre os dias 16 e 17 de junho, na bienal do Ibirapuera, em São Paulo-SP. A programação do evento abrange temas como, o consumidor, varejo, tecnologia, questões jurídicas e ambientais, genética, pastagens, gestão, nutrição, sanidade, indústria e políticas públicas. Durante o primeiro dia (16), o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) realiza palestras de especialistas do setor e representantes do varejo para fomentar a divulgação de informações de qualidade sobre a carne bovina.

A abertura do evento será realizada pelo presidente do GTPS, Fernando Sampaio, que apresentará o Grupo e seus objetivos. Em seguida, haverá a participação em vídeo de Ignacio Gavilan, Diretor de Sustentabilidade do Consumer Goods Forum (CGF), principal organização de bens de consumo do mundo, que reúne fabricantes de bens de consumo e varejistas. Ele mostrará ao público as metas específicas para cadeias sustentáveis até 2020. A próxima apresentação será realizada por Daniel Boer, do Mc Donald’s Corporation.

O Painel 1 será dedicado a mostrar e debater os cases dos varejistas e restaurantes do GTPS, que são: Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart e Mc Donald’s. A mediação desse painel será feita por Sergio De Zen, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Ainda na parte da manhã, haverá o lançamento do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável – GIPS, documento elaborado pelo GTPS com objetivo de encorajar todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina a usarem indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade.

No período da tarde, o GTPS fará o lançamento em português do Position Paper, documento que foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática - COP 21, realizada em Paris, no final de 2015, mostrando os avanços do setor e posicionando a pecuária como aliada para o cumprimentas das metas firmadas nos acordos mundiais. Já o tema principal do segundo painel será “Como Comunicar os Avanços e Benefícios da Pecuária ao Consumidor de Carne Bovina”, e contará com a participação de Hélio Mattar, da ONG de consumo consciente Akatu, do vice-presidente da CDN Andrew Greenlees, de Cacau Guarnieri da empresa de monitoramento digital NetNexus, do pecuarista e cineasta Caio Penido Dalla Vecchia, Grupo Roncador e Encruzilhada Filmes, e do jornalista Roberto Smeraldi, da Amigos da Terra e Instituto ATÁ. A mediação desse painel será feita por Alcides Torres, da Scot Consultoria.

No fim da programação, às 16h30, serão revelados os vencedores da Segunda edição do Prêmio GTPS de Jornalismo, homenagem dedicada aos profissionais responsáveis por fomentar e divulgar as boas práticas da pecuária sustentável e por quebrar os mitos que cercam a cadeia da pecuária bovina do Brasil.

De acordo com o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, a InterCorte divulgará as ações da cadeia da pecuária bovina ao consumidor. “Levaremos discussões que envolvem as principais tendências mundiais em originação sustentável, além de compartilhar iniciativas bem sucedidas de pecuária sustentável e integração da cadeia”, ressalta.

Serviço:

Data: 16 de junho, das 9h às 17h
Local: Parque Ibirapuera 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera, portão 3 – São Paulo-SP
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink