Primeiro encontro dos Futuros Produtores do Brasil será sábado
CI
Agronegócio

Primeiro encontro dos Futuros Produtores do Brasil será sábado

Evento de lançamento da nova edição do programa reunirá jovens em Campo Verde (MT)
Por:

Os desafios do agronegócio e as várias oportunidades que ele oferece serão os temas que nortearão o primeiro encontro dos Futuros Produtores do Brasil de 2014. Cerca de trinta jovens, filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio participarão do encontro que será no próximo sábado (10/05), na fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde.

Na fazenda, localizada em uma área de 45.949 hectares, são cultivados milho, soja e algodão, além de pecuária, piscicultura e reflorestamento. Os participantes do projeto farão uma visita a campo, onde terão a oportunidade de conhecer os desafios e as oportunidades das diferentes culturas.  Os jovens também assistirão palestras e participarão de uma oficina ligada ao agronegócio.

Este ano o projeto contará com duas turmas, a primeira é composta por jovens com idades entre 16 e 24 anos. Para eles, o objetivo é ampliar a visão do agro nos quatro encontros que serão realizados em propriedades rurais consideradas referência na produção de grãos e pecuária. Além disso, os participantes visitarão uma cooperativa em Sorriso, a Bolsa de Valores de São Paulo BM&F Bovespa e o Porto de Santos. A segunda turma é formada pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Eles receberão noções sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo e desenvolvimento interpessoal.  Os encontros serão realizados entre maio e setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rui Prado, o projeto está formando líderes para contribuir no desenvolvimento do setor. Na primeira edição, realizada em 2013, 93% dos participantes disseram que pretendem continuar no agronegócio: "Estamos bastante otimistas com este projeto. Esta segunda edição demonstra que estamos no caminho certo. Nas visitas técnicas, os participantes conseguem vivenciar as oportunidades do agronegócio. O projeto tem o objetivo de inserir os jovens no agro, gerando neles paixão e orgulho pelo setor", destaca Prado.

O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

“Estamos muito honrados em apoiar esta iniciativa, que contribui para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira. A formação de novas lideranças, um dos grandes desafios do agronegócio, é uma ação estratégica e fundamental para o avanço da agricultura no Estado do Mato Grosso e em todo Brasil”, afirma Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto.

A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe o projeto nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink