CI

Primeiro encontro dos Futuros Produtores do Brasil será sábado

Evento de lançamento da nova edição do programa reunirá jovens em Campo Verde (MT)


Os desafios do agronegócio e as várias oportunidades que ele oferece serão os temas que nortearão o primeiro encontro dos Futuros Produtores do Brasil de 2014. Cerca de trinta jovens, filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio participarão do encontro que será no próximo sábado (10/05), na fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde.

Na fazenda, localizada em uma área de 45.949 hectares, são cultivados milho, soja e algodão, além de pecuária, piscicultura e reflorestamento. Os participantes do projeto farão uma visita a campo, onde terão a oportunidade de conhecer os desafios e as oportunidades das diferentes culturas.  Os jovens também assistirão palestras e participarão de uma oficina ligada ao agronegócio.

Este ano o projeto contará com duas turmas, a primeira é composta por jovens com idades entre 16 e 24 anos. Para eles, o objetivo é ampliar a visão do agro nos quatro encontros que serão realizados em propriedades rurais consideradas referência na produção de grãos e pecuária. Além disso, os participantes visitarão uma cooperativa em Sorriso, a Bolsa de Valores de São Paulo BM&F Bovespa e o Porto de Santos. A segunda turma é formada pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Eles receberão noções sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo e desenvolvimento interpessoal.  Os encontros serão realizados entre maio e setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rui Prado, o projeto está formando líderes para contribuir no desenvolvimento do setor. Na primeira edição, realizada em 2013, 93% dos participantes disseram que pretendem continuar no agronegócio: "Estamos bastante otimistas com este projeto. Esta segunda edição demonstra que estamos no caminho certo. Nas visitas técnicas, os participantes conseguem vivenciar as oportunidades do agronegócio. O projeto tem o objetivo de inserir os jovens no agro, gerando neles paixão e orgulho pelo setor", destaca Prado.

O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

“Estamos muito honrados em apoiar esta iniciativa, que contribui para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira. A formação de novas lideranças, um dos grandes desafios do agronegócio, é uma ação estratégica e fundamental para o avanço da agricultura no Estado do Mato Grosso e em todo Brasil”, afirma Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto.

A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe o projeto nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.