CI

Principais importadores de carne de frango no 1º bimestre

Arábia Saudita, China e Japão permanecem, sem alteração da ordem, como principais importadores da carne de frango brasileira


A exemplo do observado um ano atrás, Arábia Saudita, China e Japão permanecem, sem alteração da ordem, como principais importadores da carne de frango brasileira. Mas, puxados pela queda de 12% nas exportações sauditas, acumulam no bimestre volume 5,5% inferior ao de idêntico período de 2017, enquanto a receita cambial por eles proporcionada recuou praticamente 11%.

Nas demais sete posições do bloco apenas algumas trocas de posição, exceto pelo surgimento, no oitavo posto, da Coreia do Sul, 15ª colocada em 2017 (no ano passado a Coreia do Sul foi o 12º principal importador da carne de frango brasileira). E quem sai do atual ranking é Cingapura, há um ano ocupante do décimo posto.

A despeito da permanência da maioria dos importadores tradicionais, ressalta no atual ranking a fortíssima queda das importações da Holanda, cujo volume no bimestre recuou mais de 40%. E isso, infelizmente, se repete com outros países europeus – como o Reino Unido, caindo da 11ª para a 15ª posição; e a Alemanha, da 13ª para a 17ª.

Mas o que mais ressalta nos resultados do bimestre é a redução da receita cambial em índices bem maiores comparativamente à queda de volume – algo que se traduz por forte redução nos preços médios do produto. E isso se repete tanto entre os 10 principais importadores, como entre os demais importadores, refletindo-se diretamente nos resultados globais

Em 2017, no encerramento do primeiro bimestre, o volume exportado registrou aumento de quase 9% em relação ao ano anterior, enquanto a receita apresentava expansão próxima de 30%.

Em 2018, o volume global embarcado apresenta recuo de quase 8%. Já a receita daí advinda sofreu queda bem maior, de 13%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.