CI

Problema de migração de borboleta ameaça polinização

É necessário estar ciente de que o melhor cenário migratório para os monarcas pode mudar de um ano para o outro


O risco de extinção da borboleta monarca é improvável, mas o que está em perigo é a sua migração, a formação de colônias de milhões de espécimes e seu papel como polinizadores. Esse processo é importante porque, na jornada de mais de cinco mil quilômetros, eles realizam uma função fundamental de polinização, disse Carlos Cordero Macedo, pesquisador do Instituto de Ecologia (IE) da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). 

No início da primavera, elas começam sua jornada de volta ao norte do continente. "É um espetáculo natural impressionante. Em termos práticos, um dos principais benefícios das viagens periódicas e massivas desses insetos são os recursos econômicos que eles fornecem às comunidades, onde são mostrados como um atrativo ecoturismo ", afirmou. 

Do ponto de vista científico, a migração em massa é especial, e seria uma grande tragédia ecológica que seria perdida devido às atividades humanas, como derrubar as florestas onde elas chegam, ou o desaparecimento das plantas de onde elas se alimentam. Por exemplo, com o plantio de trigo e outras plantas em grandes áreas dos Estados Unidos, que geram benefícios econômicos, grande parte da vegetação natural é destruída, incluindo as plantas de que se alimentam, afirmou. 

É necessário estar ciente de que o melhor cenário migratório para os monarcas pode mudar de um ano para o outro. "Se você devastar milhares de hectares para plantar, a vegetação que estava nessas florestas seria destruída e no ano seguinte a única coisa que as borboletas encontrariam seriam campos de trigo, o que pode significar a morte de muitos, porque eles precisarão atravessar mais áreas até encontrar comida ", concluiu. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.