CI

Processamento de alimentos no Rio de Janeiro em debate

Especialistas reconhecidos no âmbito acadêmico e profissional ministrarão palestras em Pinheiral


Nesta sexta-feira, 14 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral, sediará o Fórum de Debates – Oportunidades, financiamento e legislação sanitária para o processamento de alimentos, que contará com a participação de profissionais expoentes da pesquisa agroindustrial de alimentos, da assistência técnica e extensão rural do Rio de Janeiro e da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro. Os palestrantes falarão sobre diferentes aspectos do processamento de alimentos no Estado, principalmente nas regiões Metropolitana e Sul Fluminense.

Os preparativos, inscrições e entrega de materiais, começarão às 8h, para que as 08h30 se inicie o evento. A pesquisadora Renata Torrezan da Embrapa Agroindústria de Alimentos, coordenadora de projetos de popularização da ciência e tecnologia de alimentos, abrirá o dia com a palestra Perspectivas para o processamento de alimentos nas regiões Metropolitana e Sul Fluminense. Graduada e Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela mesma universidade, Renata tem experiência, principalmente, nas áreas de processamento artesanal e industrial de alimentos e tecnologia de frutas, hortaliças e leguminosas.

Na sequência, André Yves Cribb, Engenheiro Agrônomo e Economista pela Universidade do Estado do Haiti (UEH), Porto Príncipe, com experiência em economia rural; Mestre em desenvolvimento agrícola pela UFRRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ, vai discutir o tema Agregação de valor e sucesso de empreendimentos agroindustriais de alimentos.

O Dr. Cribb lidera um projeto de avaliação e transferência de tecnologia na cadeia ranícola e é o responsável, entre outras atividades, pela elaboração do relatório anual de avaliação de impactos de tecnologias da Embrapa Agroindústria de Alimentos. André Cribb é editor do Guia de Agronomia online.

Após o almoço, Jairo Roberto da Silva tratará de Oportunidades e financiamento para a agroindústria familiar: Programas Prosperar e PRONAF. Biólogo e técnico em agropecuária da Emater Rio há 31 anos e há oito coordenando o Prosperar, programa que contribui para a inclusão integral das agroindústrias familiares no mercado formal, ele discutirá a legislação sanitária e tributária, o auxílio à comercialização e o crédito para o processamento de alimentos.

Para finalizar, a Doutora Maria de Fátima Rosa, Superintendente de Vigilância Sanitária em Alimentos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio e Ivana Ribeiro Reis, Médica Veterinária, Sanitarista, Especialista em Saúde Pública e em Vigilância Sanitária de Alimentos, que ocupa a função de Diretora da Divisão de Vigilância e Fiscalização de Alimentos, da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro- SESDEC/R falarão sobre a legislação sanitária para a segurança de alimentos e as recomendações para a sua adequação.

Durante todo o evento, o público poderá tirar dúvidas, levantar questões, manifestar sua opinião, de modo a interagir com os especialistas convidados.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no próprio auditório Prof. Luiz Pedro Antunes, a partir das 8h.
Serviço:

Local: IFRJ - Campus Nilo Peçanha - Rua José Breves, 550 – Centro
Contato: (24) 3356-2362 (Secretaria)

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.