Processo sobre o Dicamba é descartado por irrelevância

JUSTIÇA

Processo sobre o Dicamba é descartado por irrelevância

Alguns cientistas dizem que o dicamba se vaporiza dos campos onde é pulverizado e se move para outras lavouras que ficam próximas
Por: -Leonardo Gottems
289 acessos

Um tribunal de apelação federal dos Estados Unidos na costa oeste do país rejeitou, em meio a um processo movido por ambientalistas, pedindo a anulação da aprovação de 2016 do herbicida dicamba. O Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos EUA disse que os grupos ambientalistas podem tentar novamente com um desafio à reaprovação do herbicida pela EPA em novembro passado. 

Alguns cientistas dizem que o dicamba se vaporiza dos campos onde é pulverizado e se move para outras lavouras que ficam próximas. A ação do Centro de Segurança Alimentar, do Centro de Diversidade Biológica, da Rede de Ação contra Pesticidas e da Coalizão Nacional da Agricultura Familiar disse que os órgãos reguladores não analisaram adequadamente o risco representado pelo produto químico.  

Em 2018, a FERN publicou uma investigação que mostrou que a agência, ao tomar sua decisão de aprovar o dicamba, ignorou décadas de ciência independente que diziam que o dicamba estava propenso a se desviar do alvo e a danificar outras culturas. No entanto, um total de três juízes disse que a reaprovação de 2018 pela EPA eliminou os motivos para a desconfiança ao dicamba.  

“Reconhecemos que os peticionários podem enfrentar o obstáculo de contestar a decisão de registro da EPA antes do vencimento do registro atual”, disseram os juízes de apelação. “Dessa forma, se os peticionários trouxerem uma contestação neste tribunal para a decisão de registro da EPA em 2018, nós orientamos o escrivão do tribunal para estabelecer um cronograma acelerado de instrução e argumentação oral. 

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink