CI

Produção agrícola deve subir 1,1%, diz FAO

O preço dos produtos agrícolas aumentou nos últimos anos


Foto: Divulgação

A produção agrícola precisa saltar 28% na próxima década para garantir que haja comida suficiente para todos no mundo, o que seria o triplo do aumento de produtividade que o mundo viu nos últimos 10 anos, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Infelizmente, segundo o agriculutr.com, a produção agrícola global deverá crescer apenas 1,1% ao ano durante esse período, com a maior parte do aumento em países de baixa e média renda, disse a FAO.

"Globalmente, o comércio das principais commodities agrícolas e produtos processados deve crescer em linha com a produção na próxima década", disse o relatório. "No entanto, algumas regiões deverão exportar uma parcela crescente de sua produção doméstica, enquanto outras deverão importar uma parcela crescente de seu consumo total."

O preço dos produtos agrícolas aumentou nos últimos anos devido ao aumento da demanda após o relaxamento dos bloqueios do COVID-19 e em meio aos ataques russos em andamento à Ucrânia. Os mercados de fertilizantes também foram agitados devido à guerra em andamento, já que a Rússia é um grande produtor de fertilizantes, disse a FAO.

"Os preços de equilíbrio do trigo podem ficar 19% acima dos níveis pré-conflito se a Ucrânia perder totalmente sua capacidade de exportar e 34% mais altos, além disso, as exportações russas são 50% das quantidades normais", disse a organização. Na América do Norte, a produção de produtos agrícolas e pesqueiros continuará a se expandir a uma taxa de cerca de 11% na próxima década, disse o relatório.

Embora isso pareça alto, na verdade é uma desaceleração no crescimento causada pela queda dos preços no médio prazo e um dólar americano forte, disse o relatório. Os setores agrícolas crescerão 13% nos próximos 10 anos, enquanto a produção pecuária e pesqueira aumentará 7%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.