CI

Produção agroecológica é alternativa para produtores de Barão do Triunfo

Tema será abordado no Dia de Campo nesta quinta-feira (19)


Com o objetivo de promover a diversificação de culturas, enquanto alternativa de segurança alimentar e geração de renda, a Emater/RS-Ascar e a prefeitura de Barão do Triunfo promovem, nesta quinta-feira (19/05), uma Tarde de Campo sobre a produção de hortaliças com base agroecológica. A atividade inicia às 13h30min, com a expectativa de reunir mais de cem pessoas, na propriedade de Jovani e Celoí Lanzarini, na Estrada da Produção em direção à BR-290 (localidade de Morrinhos).


O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Barão do Triunfo, Elias Davi Kuck, explica que há uma preocupação no município com relação à crise no setor fumageiro, uma das principais economias do município. “Em razão disto os agricultores têm buscado alternativas para a complementação de sua renda e também para o autoconsumo. Tendo em casa o alimento as famílias economizam em ter que despender dinheiro para a compra, sem contar que o excedente pode ser vendido, gerando renda extra”, salienta o técnico agrícola.

Segundo Kuck a Tarde de Campo é uma oportunidade para os agricultores que pretendem aprimorar seus conhecimentos ou começar a produção de hortaliças em sistema agroecológico visando o consumo ou a comercialização.

A Tarde de Campo vai contar com quatro espaços, onde serão repassadas informações sobre a produção de mudas e o cultivo de folhosas em estufas, nutrição, manejo e conservação de solo, técnicas de cultivo sustentável, irrigação e manejo de pragas e doenças, prática com equipamentos, a importância de se consumir alimentos ecológicos, a preparação integral de receitas com a utilização de hortaliças, bem como as potencialidades da comercialização destes produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.