CI

Produção brasileira de ovos: 7% de incremento no 1º semestre

Apenas cinco UFs registraram queda de produção


Os últimos dados divulgados pelo IBGE, relativos ao 2º trimestre de 2012, permitem concluir que nos seis primeiros meses do ano a produção brasileira de ovos aumentou pouco mais de 7%, passando de 1,254 para 1,343 bilhão de dúzias.

No semestre, das 24 Unidades Federativas (UFs) participantes do levantamento (Amapá, Tocantins e Maranhão foram a exceção), apenas cinco registraram queda de produção em relação ao mesmo semestre de 2011: duas do Sul – Paraná e Rio Grande do Sul; duas do Nordeste – Ceará e Alagoas; e o Distrito Federal.


Em contrapartida, várias UFs apresentaram expansão acima da média nacional de 7,1%. E os maiores destaques, sem dúvida, ficam com os estados de Mato Grosso e Santa Catarina, onde o volume de ovos produzidos no primeiro semestre de 2012 aumentou, respectivamente, 23% e quase 16% em relação ao ano passado. Tudo indica, no entanto, que parte significativa desses aumentos está relacionada a ovos férteis destinados à produção de pintos de corte (em seus levantamentos, o IBGE não faz distinção entre ovos de consumo e férteis).

Notar que os valores levantados não correspondem à produção total de cada UF, porque o levantamento exclui estabelecimentos produtores que não apresentem determinada capacidade mínima. A partir de 2012, por exemplo, passaram a ser pesquisados apenas os estabelecimentos com capacidade de alojamento de pelo menos 10 mil poedeiras. Assim, por exemplo, Amapá, Tocantins e Maranhão não aparecem no levantamento deste ano por não possuírem estabelecimentos cadastrados que se enquadrem na metodologia adotada.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.