CI

Produção de açúcar da China deve crescer 22% em 2013-associação

Ao final de setembro, estoques somarão 4,7 milhões de toneladas


CINGAPURA (Reuters) - A produção de açúcar da China vai atingir 14 milhões de toneladas na temporada 2012/13, um aumento de cerca de 22 por cento ante o ano passado, com produtores aumentando as áreas de plantio e a safra sendo beneficiada pelo clima favorável, disse Liu Hande, vice-presidente do conselho da Associação de Açúcar da China, nesta quinta-feira (27).


A China tem como meta de produção 16 milhões de toneladas de açúcar até 2015, visando preencher 85 por cento da demanda com oferta doméstica.

"Produtores aumentaram o cultivo de cana e de beterraba por conta dos altos preços de venda", disse Liu em conferência da indústria em Cingapura. "Há bastante chuva e poucos momentos de clima adverso."

Ele acrescentou que, "ao final de setembro de 2012, estoques excessivos de açúcar somarão 4,7 milhões de toneladas, atingindo recorde histórico".

"A temporada 2012/13 vai testemunhar um aumento dramático. Estima-se que a produção vá atingir 14 milhões de toneladas, quando o consumo é de 14 milhões, no máximo."

Liu espera que uma cota de açúcar, em conformidade com as regulamentações da Organização Mundial do Comércio (OMC), cubra 945 mil toneladas de importações, acrescentou ele.

As importações de açúcar pela China, segundo maior consumidor da commodity do mundo, depois da Índia, mais que dobraram para 2,425 milhões de toneladas nos oito meses do ano até agosto, em relação ao período correspondente do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.