Produção de arroz em Goiás deve crescer 8,1%
Goiás ocupa o 10º lugar no ranking nacional de maiores produtores de arroz

De acordo com os dados divulgados no boletim técnico do Governo de Goiás elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), produção de arroz em Goiás está projetada para experimentar um aumento significativo de 8,1% na safra 2023/2024.
Atualmente, Goiás ocupa o 10º lugar no ranking nacional de maiores produtores de arroz, e a expectativa é que o estado registre um crescimento tanto em área cultivada quanto em volume de arroz na próxima safra. A área cultivada deve atingir 16 mil hectares, representando um aumento de 9,6%, enquanto a produção estadual de arroz está prevista para atingir 88,2 mil toneladas, um aumento notável de 8,1% em comparação ao ciclo passado.
Apesar do otimismo, a influência do fenômeno El Niño deve ser notada, especialmente na produtividade. A estimativa oficial aponta que o rendimento médio por hectare pode recuar para 5,5 toneladas, refletindo uma queda de 1,4%.