CI

Produção de café de El Salvador deve aumentar por causa da renovação

Colheita de café para o ciclo de 2016/2017 aumentará de forma significativa


Colheita de café para o ciclo de 2016/2017 aumentará de forma significativa

O ministro da Agricultura e Pecuária de El Salvador e presidente do Conselho Salvadorenho de Café (CSC), Orestes Ortez, disse que se for possível amadurecer entre 30.000 e 40.000 manzanas (cada manzana tem cerca de 0,7 hectares) renovadas nesse período, a colheita de café para o ciclo de 2016/2017 aumentará de forma significativa. “Além disso, o novo cafezal terá duas condições essenciais: mais quintais produzidos por manzana e menos impacto negativo da ferrugem”, disse ele. 

Ortez explicou que embora ainda seja muito cedo para revelar uma projeção de produção de café, essa deveria ser maior do que a reportada em 2015/2016, quando alcançou 575.000 sacas de 60 quilos, 18% a menos que no período anterior. Segundo o ministro, até agora a política governamental de reativação da cafeicultura salvadorenha conseguiu renovar 7.500 manzanas de cultivos de café. “Isso sem considerar o enorme esforço que está sendo feito pela empresa privada. É um trabalho conjunto”.

O CSC destacou que as atividades de cooperação com órgãos internacionais têm facilitado o apoio técnico e financeiro aos produtores de café. Durante o último ano, o CSC garante que ofereceu serviços estratégicos ao setor através do desenvolvimento de relatórios, estudos técnicos e científicos relacionados a tendências de mercados, produção e exportação.

Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou uma determinação favorável para utilizar US$ 378.000 de Fundo de Contribuição Especial de café com o qual o MAG comprará insumos, como fungicidas, para tratar o fungo da ferrugem e com o que, também, o CSC poderá realizar atividades de promoção e posicionamento do café salvadorenho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.