CI

Produção de café de qualidade atinge 1 milhão de sacas

A saca do café especial, em média, tem valor superior a US$ 30, se comparado com o produto "normal"


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) estima que a produção de cafés especiais no país chegue a 1 milhão de sacas, este ano, deixando para trás as 800 mil sacas produzidas no ano passado, de acordo com o presidente, Alexandre Frossard. Minas Gerais responde por 60% desse volume produzido no Brasil. Atualmente, o mercado nacional consome entre 100 mil a 150 mil sacas de café fino por ano.

A saca do café especial, em média, tem valor superior a US$ 30, se comparado com o produto "normal", segundo Frossard. A diferença entre o produto normal e o especial está no cuidado que o produtor reserva ao café durante o plantio e a colheita, o que lhe oferece condição de comercializar esse café com origem determinada.

Os eventos voltados para a divulgação de cafés de qualidade, na opinião de Frossard, são ações que agregam na percepção o consumidor de cafés. O concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence - , organizado pela BSCA, em parceria com a Agência de Promoção (Apex) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é um dos principais do mundo nessa categoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.