CI

Produção de carne bovina e volume de abates atingem recorde

Esse crescimento na produção é atribuído ao elevado número de bovinos abatidos



Foto: Divulgação

A produção de carne bovina e o volume de animais abatidos em Mato Grosso registraram um recorde histórico no primeiro trimestre de 2024. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado produziu 457,11 mil toneladas de carne bovina, o maior volume já registrado na série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número representa um aumento de 12,66 mil toneladas em comparação com o quarto trimestre de 2023.

Esse crescimento na produção é atribuído ao elevado número de bovinos abatidos no estado. No primeiro trimestre de 2024, foram encaminhadas 1,70 milhão de cabeças para o abate, o maior volume de animais abatidos na história de Mato Grosso.

No entanto, apesar do aumento no volume de abates e na produção de carne bovina, a maior participação de fêmeas no abate resultou em um menor rendimento de carcaça. A participação de fêmeas no primeiro trimestre de 2024 foi de 52,41%, acima da média histórica de 41,60% para o período. Como resultado, o rendimento médio de carcaça ficou em 267,82 kg por animal, uma redução de 5,05% em comparação ao mesmo período anterior.

A expectativa para o segundo trimestre de 2024 é que a produção de carne bovina se mantenha em um nível elevado, já que os abates continuam altos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.