Produção de celulose no país sobe 11,5% em maio sobre abril

Agronegócio

Produção de celulose no país sobe 11,5% em maio sobre abril

O volume produzido da matéria-prima da produção de papel somou 1,156 milhão de toneladas em maio
Por:
158 acessos

A produção brasileira de celulose cresceu 11,5 por cento em maio sobre abril e 2,4 por cento na comparação com o mesmo mês de 2008, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

O volume produzido da matéria-prima da produção de papel somou 1,156 milhão de toneladas em maio. Nos primeiros cinco meses do ano, o total foi de 5,127 milhões de toneladas, queda de 4 por cento frente ao mesmo período do ano passado.

"A evolução dos resultados mensais, tanto para a celulose como para papel, demonstra que a demanda pelos produtos deve retomar aos poucos no decorrer do ano", informou a Bracelpa em comunicado.

As exportações de celulose no mês passado em volume foram de 548 mil toneladas, queda de 28,5 por cento na comparação com abril e retração de 49,4 por cento sobre maio de 2008. De janeiro a maio, as vendas externas do produto cresceram 3 por cento, para 3,125 milhões de toneladas.

"Apesar desse resultado, a receita de exportações do setor foi 23 por cento menor que o valor obtido entre janeiro e maio de 2008, um claro indicativo dos preços da commodity no mercado internacional, ainda inferiores aos de 2008. Entretanto, no mês de junho já há recuperação de preços no mercado internacional", segundo a Bracelpa.

A receia das exportações de celulose foram de 1,884 bilhão de dólares de janeiro a maio.

As vendas internas de celulose em maio somaram 112 mil toneladas, alta de 5,7 por cento sobre abril e de 8,7 por cento em relação ao mesmo mês de 2008.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink