CI

Produção de cogumelos ganha espaço em Castro/PR

Atividade exige investimento em vários setores


Apesar de obter bons resultados com sua produção, Jan Haasjes considera a atividade de difícil realização, por exigir investimento em vários setores
 
A produção de cogumelos na Chácara de Jan Haasjes ganhou destaque nos últimos três anos na região dos Campos Gerais. Haasjes iniciou a produção de cogumelos em 2007, em Castro, focando os chamados “Champignons de Paris”. Antes, ele trabalhava apenas com lavoura e com granja de suínos. Com o objetivo de diversificar a produção, procurou uma atividade que se aproximasse de alguma forma com aquilo que já era trabalhado em sua propriedade. Percebeu que os cogumelos seriam uma alternativa interessante.

“Os cogumelos necessitam de um substrato que reúne palha e esterco. Então, achamos que o cultivo seria uma extensão natural de nossa atividade, usando de forma mais interessante as matérias-primas que já tínhamos”, esclarece Haasjes.

A produção atualmente é vendida, em sua maior parte, para distribuidoras. Mas Haasjes também trabalha com produtos envazados. Os preços, explica, variam muito de acordo com a qualidade do cogumelo, pois existem diversas espécies. O quilo atualmente varia de R$ 5 a R$ 10. Mas o grande vilão do produtor de cogumelos no Brasil é o produto chinês e o investimento em pessoal e estrutura. “Sofremos muito com a importação da China, devido ao baixíssimo custo da mão-de-obra lá. Aqui, desde que começamos com o negócio, temos 50 pessoas a mais contratadas para trabalhar só com cogumelos, substrato e construção civil”, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.