Produção de cupuaçu gera renda no extremo-norte do TO
Na última safra Esperantina colheu cerca de 15 mil quilos do fruto, em uma área correspondente a 21 hectares
Esperantina é produtora natural de cupuaçu. Na última safra o município colheu cerca de 15 mil quilos do fruto, em uma área correspondente a 21 hectares. O cupuaçuzeiro é capaz de produzir duas safras ao ano e obter uma extração de 750 quilos por hectare.
A polpa do fruto, com aroma e sabor característicos, é o principal produto obtido, sendo largamente utilizada no preparo de bombons, cremes, sorvetes, sucos e refrescos. Das sementes pode-se obter o “cupulate” e a manteiga de cupuaçu. O “cupulate” é um produto semelhante ao chocolate, porém com menor concentração de cafeína. A polpa também já é utilizada na indústria de cosméticos.
Para incentivar a produção em Esperantina e municípios vizinhos, a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vem estimulando os agricultores para que se fortaleçam e interajam; com intervenções que possam melhorar a cadeira produtiva e a diversificação cultural do cupuaçu, como importante fonte de renda para às famílias da região.
Melhoramento
A Embrapa vem incentivando, a produção com trabalho de avaliação e melhoramento genético de clones de cupuaçu. A meta é estudar o fenômeno da interação genótipo-ambiente, avaliando a adaptabilidade, estabilidade e produtividade do material, características, essências para melhorar a cultura na região.