CI

Produção de frangos no Brasil atinge recorde em 2011

A produção deverá atingir 13,084 milhões de toneladas


 SÃO PAULO(Reuters) - A produção brasileira de frangos deverá atingir 13,084 milhões de toneladas em 2011, um recorde, alta de cerca de 7 por cento ante 2010, segundo dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgados nesta terça-feira (20).

Do total, quase 70 por cento tem como destino o mercado interno, o que representa 9,14 milhões de toneladas. Este volume é 8,3 por cento acima do registrado no ano anterior.

O mercado externo ficará com 30 por cento do volume produzido, ou aproximadamente 3,9 milhões de toneladas, 2,7 por cento acima de 2010.

"Neste cenário, o frango se firmou como protagonista, seja pelos valores acessíveis, no caso de produtos in natura, ou pela praticidade, no caso dos processados", disse em comunicado o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.

Segundo a Ubabef, porém, a alta carga tributária -com média de 9 por cento- e o aumento dos custos de produção têm reduzido as margens de lucro do setor.

"Para o próximo ano, precisamos de ações mais incisivas por parte do governo para conter abusos que oneram não apenas o produtor, mas também o consumidor, já que todos acabam pagando com a especulação", disse Turra.

A oscilação da taxa de câmbio também chegou a afetar as margens de lucro no que se refere a exportação, avalia a entidade.

"Alguns mercados como Rússia, Egito e Turquia registraram fortes quedas, o que impossibilitou um desempenho ainda melhor para as exportações", disse Turra, lembrando que outros mercados favoreceram o volume recorde das exportações em 2011, como China, Japão e Arábia Saudita.

O presidente-executivo da Ubabef prevê ainda um período difícil em 2012.

"Ouvido o setor, percebe-se que os investimentos, mais uma vez, serão postergados e o crescimento será contido nos próximos anos", afirmou ele em comunicado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.