Produção de laranja cresce em São Paulo segundo Conab
CI
Agronegócio

Produção de laranja cresce em São Paulo segundo Conab

Clima e uso de melhores tecnologias justificam crescimento
Por:
Condições favoráveis do clima e o uso de melhores tecnologias nos laranjais justificam esse crescimento

Os dados da terceira estimativa de safra de laranja para o estado de São Paulo, levantados pela Conab, serão divulgados nesta quinta-feira, 8 de dezembro, às 10h, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também será anunciado o resultado de projeto piloto aplicado à região do Triângulo Mineiro. Os estudos foram realizados entre os dias 21 e 25 de novembro.


Entre os destaques está a previsão de crescimento da produção comercializada da fruta em São Paulo, que este ano deve ser de 375,7 caixas com 40 kg por hectare, contra 322,2 em 2010. Já a área em produção caiu de 512.900 hectares (ha) para 505.000 ha este ano. Embora tenha havido redução de área cultivada, houve aumento da produção. Fatores como as condições favoráveis do clima e o uso de melhores tecnologias nos laranjais justificam esse crescimento.


Com relação ao Triângulo Mineiro, o levantamento nas mesorregiões de Frutal, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia identificou 21,1 mil hectares de área total com plantio, o que representa 98% da área em produção. A produtividade média nesta safra é de 711 caixas de 40 kg por hectares, ou seja, 14,7 milhões de caixas produzidas em 20,7 mil hectares.


O estudo é resultado da parceria entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Conab. A metodologia de levantamento das informações baseou-se em amostragem. As informações colhidas têm como período de referência a safra 2011/12 e a coleta de dados ocorreu em novembro de 2011, mediante aplicação de questionário estruturado junto ao responsável pela unidade de produção agrícola. (com informações de Marcos Antônio/Conab)

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.