Produção de mel cresceu 8,5% em 2019
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
AVANÇO

Produção de mel cresceu 8,5% em 2019

Liderança é do Paraná mas quem mais avançou foi Norte e Nordeste
Por: -Eliza Maliszewski

A produção brasileira de mel atingiu as 46 mil toneladas em 2019, um avanço de 8,5% em relação ao ano anterior. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2019), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado o valor da produção foi menor devido à queda no preço médio pelo segundo ano consecutivo. O recuo foi de 1,8% que totalizou R$ 493,7 milhões no ano.

Todas as grandes regiões do país apresentaram aumento da quantidade produzida, com destaque para a Região Nordeste, que, com o incremento de 1,5 mil toneladas (10,7%), registrou o maior crescimento em termos absolutos. A Região Sul se manteve na liderança, com 38,2% da produção brasileira de mel, enquanto a Região Nordeste, com o aumento já mencionado, chegou a 34,3% do total nacional, seguida pela Região Sudeste (21,4%). 

O Paraná se destacou com o maior volume, sendo responsável por 15,7% , seguido por Rio Grande do Sul (13,6%), Piauí (10,9%), São Paulo (9,8%) e Minas Gerais (9,2%). Pelo aumento total na produção, as Regiões Nordeste e Sul responderam, juntas, por mais de 2,6 mil toneladas (72,3% do incremento total). Paraná, Bahia e Ceará registraram os maiores aumentos em termos estaduais.

Do total de municípios brasileiros, 3 919 apresentaram alguma produção de mel em 2019. Mais uma vez Ortigueira (PR), com 795,4 toneladas, destacou-se nessa liderança, seguido por Botucatu (SP). Arapoti (PR), com a terceira maior produção, ultrapassou Itatinga (SP), invertendo a posição de ambos em relação ao ranking de 2018, e Campo Alegre de Lourdes (BA) foi responsável pela quinta colocação.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink