CI

Produção de milho avança no Rio Grande do Sul

A semana foi caracterizada por uma maior incidência de luz solar


Foto: Agrolink

Dados animadores sobre o plantio de milho nas diversas regiões produtoras foram apresentados em um informativo recente de conjuntura divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 19 de outubro. Segundo o relatório, o plantio alcançou 70% da área projetada, com a maioria das lavouras em estágios de germinação e desenvolvimento vegetativo (99%), enquanto 1% já entrou na fase reprodutiva.

Veja também: Como estão as lavouras de soja e milho no Paraná?

A semana foi caracterizada por uma maior incidência de luz solar, o que favoreceu o rápido crescimento e desenvolvimento vigoroso das plantas. Os agricultores aproveitaram esse período para aplicar fertilizantes nitrogenados nas áreas apropriadas do ponto de vista técnico, bem como para realizar a aplicação de herbicidas visando ao controle de ervas daninhas.

Em Passo Fundo, na região administrativa da Emater/RS-Ascar, o plantio de milho atingiu 90% das áreas destinadas, e a cultura está atualmente em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Nas regiões de Santa Maria e Santa Rosa, o plantio continuou avançando, com 98% das lavouras em estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto 2% já estão iniciando a fase de floração. O relatório destaca que as lavouras de milho apresentam um excelente estado visual, com um estande de plantas uniforme e desenvolvimento vegetativo vigoroso, caracterizado por uma coloração verde intensa.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar em Bagé, na Campanha, os produtores de leite em Hulha Negra iniciaram o plantio das primeiras lavouras de milho destinadas à produção de silagem. No entanto, a queda nas temperaturas é esperada e pode afetar a velocidade de germinação e a uniformidade da emergência das lavouras, bem como reduzir os níveis de umidade na camada superficial do solo, o que poderia dificultar o estabelecimento das plantas devido à formação de uma crosta superficial endurecida. A situação será monitorada de perto pelos produtores e pelas autoridades agrícolas locais.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.