CI

Produção de oleaginosas da Rússia deve aumentar

É possível que a produção e as exportações aumentem ainda mais em 2020/2021.


Foto: Marcel Oliveira

A produção de oleaginosas da Rússia em 2019/2020 deverá atingir 21,8 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior devido ao aumento da área plantada e às boas condições climáticas, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas (GAIN) de 1º de maio de Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Nesse cenário, prevê-se que as exportações em 2019/2020 sejam maiores que no ano anterior, com um aumento de 9% para 2,23 milhões de toneladas, informou o USDA. 

É possível que a produção e as exportações aumentem ainda mais em 2020/2021. Mas o USDA disse que a projeção para produção e comércio é provisória devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). 

"O Ministério da Agricultura da Rússia declarou anteriormente sua intenção de expandir as áreas plantadas de oleaginosas para aumentar a produção e as exportações", afirmou o USDA. “No entanto, a proibição temporária das exportações de soja e sementes de girassol após a pandemia do COVID-19 certamente restringirá as exportações, particularmente de sementes de girassol, já que as exportações de soja foram relativamente pequenas em 2019/2020”, completou. 

Ele observou que, em 2019/2020, o setor oleaginoso russo se aproximou da capacidade total devido ao aumento da produção, com a indústria atingindo 80% da capacidade de processamento. "O setor de processamento está ficando abaixo da capacidade na região do Volga, portanto não foi possível acomodar mais expansão na produção ou redução nas exportações", concluiu o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.