Soja

Produção de soja cresceu mais de 360% nos últimos 20 anos em Palmas/PR

Os dados são do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seab)
Por:
293 acessos

A movimentação financeira em torno da produção de soja em Palmas, Sul do Paraná, cresceu mais de 2.400% nos últimos 20 anos. O montante é o dobro do registrado pelo Estado no mesmo período. Os dados são do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seab).

Em 1996, o valor da produção de soja do município alcançou R$ 4,6 milhões, numa área de 8 mil hectares, onde foram colhidas 22 mil toneladas do grão. Deve-se considerar que naquele ano ainda não havia sido instalado oficialmente o município de Coronel Domingos Soares. O plebiscito e a lei de criação do município datam de dezembro de 1995, mas a instalação oficial ocorreu em janeiro de 1997. Dessa forma, os dados agrícolas de 1996 ainda foram contabilizados para o município palmense.

Duas décadas depois, em 2016, a área de produção de soja de Palmas subiu para 31 mil hectares, crescimento de 287,5% comparado a 1996. A produção aumentou em mais de 360%, totalizando 102,3 mil toneladas, com valores se aproximando dos R$ 116,9 milhões.

No quesito de rendimento, as lavouras do município aumentaram em 20% sua produtividade. Em 96 eram colhidas, em média, 2,7 toneladas por hectare. No último ano, a produção passou para 3,3 toneladas/ha.

Em comparação aos números registrados pelo Paraná no mesmo período, a produção palmense foi superior em todos as variáveis. A área colhida em todo o estado teve crescimento de 127%; A produção, 164%; O rendimento médio, 16% e o valor da produção, cerca de 1.270%.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink