Produção de soja deve aumentar 6,2% nesta safra
CI
Agronegócio

Produção de soja deve aumentar 6,2% nesta safra

A produtividade média do país passou de 2.403 kg por hectare para 2.755 kg/ha
Por: -Giuliano

A área cultivada com soja nesta safra é de 20,6 milhões de hectares, 1,6 milhões (7,4%) inferior à de 2005/06. A redução de área deve-se à perspectiva de mercado, levando o agricultor a plantar nas áreas mais produtivas. Apesar da redução na área cultivada, as boas condições climáticas favoreceram a produtividade média do país, que passou de 2.403 kg/ha para 2.755 kg/ha, ou seja, houve um incremento de 14,6% que elevou a produção de 53,4 milhões de toneladas para 56,7 milhões, 6,2% maior do que a safra anterior.

Cabe destacar que no norte do Mato Grosso as chuvas prejudicaram a colheita das lavouras de ciclo precoce, impactando negativamente na produtividade média do Estado, passando de 3.050 kg/ha no levantamento de fevereiro para 3.010 kg/ha. Entretanto, os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram suas produtividade aumentadas em relação ao levantamento anterior, em 2,2%, 2,0%, 5,3% e 2,4% respectivamente, em função das boas condições climáticas que têm favorecido as lavouras em estágio de frutificação e maturação.

Esses dados serão apreciados no próximo levantamento, quando os técnicos irão a campo a fim de confirmar essas produtividades, quando as lavouras estarão em estágio mais avançado de desenvolvimento. As informações são da Conab.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink