CI

Produção de soja no Paraguai pode alcançar novo recorde

Os ajustes mais relevantes ocorreram em importantes polos agrícolas


Os ajustes mais relevantes ocorreram em importantes polos agrícolas Os ajustes mais relevantes ocorreram em importantes polos agrícolas - Foto: Pixabay

A produção de soja no Paraguai caminha para um dos melhores resultados de sua história, com possibilidade de novo recorde no ciclo atual. Segundo a StoneX, a estimativa da safra principal foi revisada de 9,65 milhões para 10,14 milhões de toneladas, e, com uma safrinha próxima de 1,39 milhão de toneladas, o volume total pode alcançar 11,53 milhões de toneladas.

O cenário positivo começou a se confirmar com o avanço da colheita em janeiro, sustentado pelos bons níveis de chuvas registrados em dezembro. Os primeiros resultados de campo indicam produtividades acima da média histórica na maior parte das regiões produtoras, o que reforçou as revisões para cima nos rendimentos médios.

Os ajustes mais relevantes ocorreram em importantes polos agrícolas. No noroeste da Região Oriental, Alto Paraná passou a registrar rendimento médio de 3,6 toneladas por hectare, enquanto Canindeyú alcançou 3,5 t/ha. Na faixa centro-sul, Caaguazú e Itapúa tiveram suas produtividades elevadas para 3,4 t/ha, além de revisões positivas em Guairá, Caazapá, San Pedro e Paraguarí.

O ritmo da colheita também chama atenção. No fim de janeiro, entre 20% e 30% da área nacional havia sido colhida, com maior avanço no norte da Região Oriental, movimento considerado atípico. A expectativa é de que o pico dos trabalhos ocorra nas primeiras semanas de fevereiro, com conclusão até o final do mês.

“Com os ajustes observados no Paraguai e em outros países da América do Sul, o mercado caminha para um cenário de ampla oferta nos próximos meses, o que deve seguir influenciando as dinâmicas de preços”, conclui a analista de Inteligência de Mercado, Larissa Barboza Alvarez.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7