CI

Produção de sorgo pode chegar 1,4 milhão de toneladas

O sorgo é amplamente utilizado na alimentação animal


Foto: Pixabay

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou, durante a Tecnoshow Comigo nesta terça-feira (9/4), a edição de abril do Agro em Dados, informativo mensal que compila os indicadores dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com foco especial no Estado de Goiás. O destaque deste mês foi o sorgo, um cereal amplamente utilizado na alimentação animal.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados pela Seapa, em Goiás, a área plantada com sorgo na safra 2023/24 deve atingir 428,2 mil hectares, representando um crescimento de 11,3% em comparação com a safra anterior. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 107% na área plantada e um aumento de 100% na produção do cereal no estado.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destaca que o cultivo do sorgo tem ganhado força devido ao seu menor custo de produção em comparação com o milho, além de ser uma boa alternativa para áreas com escassez de água.

Segundo a Seapa, na safra atual, a previsão é de que Goiás produza 1,4 milhão de toneladas de sorgo, o que representa 30,4% da produção nacional e coloca o estado em primeiro lugar tanto em produção quanto em exportação desse cereal. No contexto estadual, o município de Rio Verde se destaca como o principal produtor de sorgo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.