CI

Produção global de arroz tem queda

No Mercosul, a produção de arroz caiu em 2019 devido a uma redução adicional nas áreas de arroz


Foto: Marcel Oliveira

Segundo a FAO, a produção global em 2019 teria sido de 771,3 Mt de arroz com casca (512,2 Mt de arroz beneficiado), uma queda de 0,5% em relação a 2018. A produção chinesa teria sido menos afetada do que o previsto pelo fenômeno climático El Niño. Na Índia, a produção também caiu, mas pouco. Já no restante das grandes regiões produtoras asiáticas, a produção melhorou. Na África Subsaariana, as chuvas insuficientes afetaram a produção, particularmente nas regiões ocidentais, onde é estimado um declínio de 3% em relação a 2018. A redução teria afetado principalmente a Nigéria e o Mali. No resto do continente africano, a produção permaneceu relativamente estável. No Mercosul, a produção de arroz caiu em 2019 devido a uma redução adicional nas áreas de arroz. Nos Estados Unidos, a colheita também diminuiu 15%, assim como na Austrália, onde a produção caiu 75%.

Comércio mundial

O comércio mundial o comércio mundial teria recuado 9% para 44,2 Mt contra 48,5 Mt em 2018. Os principais importadores asiáticos reduziram suas demandas, exceto nas Filipinas e no continente africano, onde as importações aumentaram 3,6% para 17,3 Mt contra 16,7 Mt em 2018. A redução do comércio mundial afetou principalmente a Tailândia, onde as exportações teriam caído 32%. Na Índia, as vendas caíram 17%. Os exportadores do Mercosul e da Austrália também viram suas vendas caírem como resultado da redução na disponibilidade exportável. Por outro lado, no restante dos principais exportadores do mundo, incluindo os Estados Unidos, as vendas externas aumentaram.

Os estoques mundiais de arroz no final de 2019 aumentaram significativamente 4,2% para 183,5 Mt contra 176,1 Mt em
2018, atingindo seu nível histórico mais alto. Essas reservas representam 36% das necessidades globais. O novo aumento é devido, essencialmente, à reconstituição das reservas chinesas e indianas, bem como da Indonésia e das Filipinas. Os estoques dos principais países exportadores também se recuperaram em 37 Mt, equivalente a 22% das reservas mundiais. Em 2020, os estoques mundiais poderão cair 1,2% para 181,2 Mt devido à contração da produção mundial e ao aumento do consumo.

Tendências do mercado

Em janeiro, os preços mundiais do arroz começaram o ano bastante agitados, acusando um forte aumento de 3,3%. Os preços tailandeses voltaram a subir acentuadamente 6% em relação a dezembro, mais que os preços dos EUA e do Paquistão, que aumentaram entre 4% e 5%. Por outro lado, os preços indianos e vietnamitas tiveram aumentos mais limitados em um mercado externo relativamente calmo. O salto nos preços mundiais reflete a evolução dos fundamentos, especialmente a produção mundial, que teria caído para 512 Mt (arroz beneficiado) contra 515 Mt em 2018, e o comércio mundial, que poderia subir 4% em 2020 para 46 Mt contra 44 Mt em 2019. É provável que a tendência ascendente dos preços mundiais continue, pelo menos, durante a primeira metade do ano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.