Produção Integrada reúne cadeias produtivas em Petrolina/PE

Agronegócio

Produção Integrada reúne cadeias produtivas em Petrolina/PE

A programação inclui debates de temas que estimulam o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade
Por:
244 acessos

Cerca de 300 profissionais participam do 11º Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e do 3º Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), de 8 a 11 de setembro, em Petrolina/PE. A promoção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Semi-Árido e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o coordenador da Embrapa Semi-Árido, Paulo Roberto Coelho, o objetivo dos seminários é discutir a produção integrada para tornar a agropecuária brasileira mais competitiva, com a oferta de produtos de qualidade. A programação inclui debates de temas que estimulam o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Mapa - O Mapa implantou 56 projetos, com participação de 500 instituições públicas e privadas. O sistema é desenvolvido em quase 64 mil hectares, por mais de dois mil agricultores e empresas, com produção de 1,6 milhão de toneladas. As primeiras experiências foram com as culturas da maçã, no Rio Grande do Sul, manga e uva, no Vale do Submédio São Francisco, mas outras cadeias produtivas como as do abacaxi, amendoim, melão, café, leite bovino, pêssego já adotam o sistema.

Juazeiro e Petrolina - Na região de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, os programas de produção integrada de manga e de uva ocupam mais de 12 mil hectares. A racionalização do emprego de agrotóxicos, um dos pontos fortes do programa, reduziu o uso de inseticida em 89% e o de fungicida em 42%, sendo eliminado no caso de herbicidas. No cultivo da manga, os dados também impressionam: 70%, 31% e 95% para os mesmos insumos, respectivamente.

Mais informações sobre os seminários no site da Embrapa Semi-Árido.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink