CI

Produção mundial de grãos deve crescer 2%

No entanto, a abertura dos estoques será a menor em três temporadas


A produção mundial total de grãos deverá crescer 2% em 2019/2020, para um total de 2,178 bilhões de toneladas, de acordo com o Relatório do Mercado de Grãos do International Grains Council (IGC), divulgado em 25 de abril. Nesse cenário, são esperadas safras maiores em trigo, com um aumento de 26 milhões de toneladas; milho, até 6 milhões de toneladas e cevada, um aumento de 8 milhões de toneladas.  

No entanto, o IGC informou também que, com a abertura dos estoques sendo a menor em três temporadas, as disponibilidades serão apenas um pouco maiores. Sendo assim, as perspectivas para a produção de soja no próximo ciclo aumentaram 2 milhões de toneladas mês a mês, para 361 milhões de toneladas. Os aumentos de alimentos, rações e usos industriais devem aumentar o consumo total para um novo recorde de 2.201 bilhões de toneladas. 

"Em meio à demanda recorde e apenas uma pequena expansão da oferta, prevê-se um terceiro esgotamento sucessivo dos estoques globais, para uma baixa de cinco anos de 588 milhões de toneladas. Pouca mudança no comércio é projetada, já que os maiores carregamentos de trigo são equilibrados pela queda do milho”, diz o Instituto. 

A mudança foi atribuída ao aumento do milho na Argentina e no Brasil. No entanto, a produção total de grãos ainda está em queda de 13 milhões de toneladas ano a ano. O consumo de grãos foi reduzido em 5 milhões de toneladas no mês a mês para 2.165 milhões de toneladas, sendo que a maior parte do ajuste foi visto no uso de milho para ração e industrial nos EUA. 

Os estoques de grãos devem ficar em 611 milhões de toneladas, uma queda de 36 milhões de toneladas ano a ano. "O comércio de grãos deverá coincidir com a temporada anterior, já que o décimo aumento consecutivo do milho compensa remessas menores de trigo, cevada e sorgo", conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.