Produção orgânica do PR terá espaço no Mercosuper 2009

Agronegócio

Produção orgânica do PR terá espaço no Mercosuper 2009

O objetivo é facilitar a aproximação entre as associações e cooperativas de produtores orgânicos dos supermercadistas e consumidores
Por:
376 acessos

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia) terão um quiosque de produtos orgânicos no Mercosuper 2009 que inicia neste domingo (19) e acontece até terça-feira (21). O objetivo é facilitar a aproximação entre as associações e cooperativas de produtores orgânicos dos supermercadistas e consumidores.

Serão 54 metros quadrados para abrigar artesanato feito a partir do bambu, hortigranjeiros produzidos na Região Metropolitana de Curitiba, sem agrotóxicos. “Queremos atingir quem comercializa os produtos, nesse caso, os donos de supermercados para que invistam nesse segmento, que deem mais espaço, mais visibilidade aos produtos orgânicos em seus estabelecimentos. E nada melhor que um evento como esse do Mercosuper para atingir nosso público alvo”, explicou o diretor-presidente do CPRA, Airton Brisolla.

A ideia, segundo ele, é deixar claro as diferenças entre produtos convencionais, hidropônicos, e orgânicos, uma vez que muitos ainda se confundem com esses diferentes sistemas de plantio. “Os visitantes terão a oportunidade de ver que produto orgânico não é feio, não é furado, não é torto, como muitos imaginam, e o principal, que ele tem qualidade e faz bem para a saúde”, completou Brisolla.

O público que for ao Mercosuper 2009 também terá a oportunidade de conhecer o artesanato de bambu produzido pela Associação de Artesãos Gralha Azul, de Irati. São bancos, mesas, cadeiras e outras peças confeccionadas com bambu orgânico e outras madeiras alternativas. De acordo com o diretor-presidente do CPRA, esses artesãos tem poucas possibilidades de mostrar seus trabalhos, por isso o convite para que eles façam essa apresentação no quiosque do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

Ainda durante o Mercosuper 2009 a Secretaria da Agricultura vai divulgar um vídeo que mostra toda a cadeia produtiva dos produtos orgânicos. Esse material posteriormente vai ser distribuído para Universidades e Associações de Produtores em todo o Estado.

Também no estande da Secretaria haverá uma exposição com os cafés do Paraná e a edição especial dos melhores cafés 2008. A Seab vai servir aos visitantes os cafés campeões do concurso Café Qualidade Paraná 2008. Essa exposição está junto com a que apresenta os cafés do Brasil, coordenada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

ORGÂNICOS – O setor de agricultura orgânica apresenta uma taxa de crescimento de 15% a 20% ao ano, o que é explicado por vários fatores, entre eles, a preocupação crescente das pessoas com saúde e qualidade de vida. No Paraná, na última safra foram colhidas 107 mil toneladas de produtos orgânicos, um aumento de 13,5% em relação á safra anterior. A produção se desenvolve predominantemente entre as pequenas propriedades. Em todo o Estado são cerca de 5.300 produtores, e os principais produtos plantados estão a soja, a cana-de-açúcar, mandioca e o grupo das hortaliças.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink