Agronegócio

Produção sustentável de carvão vegetal será tema de seminário em Brochier

O município de Brochier programa para o próximo dia 23 de junho, a segunda edição do Seminário Estadual Sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal.
Por:
1124 acessos

O município de Brochier programa para o próximo dia 23 de junho, no Centro Evangélico, a segunda edição do Seminário Estadual Sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal. O evento, que inicia às 9h e é aberto a todos os interessados, contará com palestras e relatos de experiências sobre temas variados, como a situação atual da produção no RS, diagnóstico na área de saúde para trabalhadores em carvoarias, novas tecnologias em fornos de carvão vegetal e selo de qualidade.

O assistente técnico regional na área de Carvão Vegetal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Fábio Encarnação, explica que o evento - que teve a sua primeira edição realizada em 2007 - tem o objetivo de debater questões importantes sobre este setor produtivo, apresentando ainda os detalhes relativos à resolução nº 315/2016 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), que determina novas regras para a produção de carvão.

De acordo com Encarnação, a produção de carvão se tornou muito dinâmica nos últimos anos, apresentando alto índice de crescimento, tornando-se assim uma alternativa de renda para quem trabalha com a madeira como matéria prima, inclusive para os agricultores familiares. "Nesse sentido, debater o tema passa a ser fundamental", analisa. Da mesma forma, de acordo com a avaliação do agrônomo, é importante estar atento às recentes pesquisas realizadas sobre o tema, bem como sobre as novas resoluções e tecnologias que invariavelmente representarão avanços na área.

Mais informações sobre o Seminário ou mesmo inscrições podem ser obtidas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Brochier, ou pelo telefone (51) 3697-1396. A organização é da Universidade Feevale, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Seapi, Emater/RS-Ascar, Consema e Associação dos Produtores e Empacotadores de Carvão Vegetal (Apecave). O apoio é da Prefeitura Municipal de Brochier.

Programação

08h30 - Credenciamento
09h - Abertura
09h30 - Situação atual da produção de carvão vegetal no RS - Fetag/RS
10h15 - Apresentação de diagnóstico na área da saúde de trabalhadores em carvoarias nos municípios de Lindolfo Collor e Presidente Lucena - Feevale
11h - Desenvolvimento de novas tecnologias em fornos de carvão vegetal no RS - Cientec
11h30 - Apresentação da resolução nº 315/2016 e discussão do Selo de Qualidade do Carvão Vegetal do RS - Consema/Seapi
12h - Encerramento e almoço em benefício à Associação Pestalozzi de Brochier

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink