CI

Produtividade boa, mas indefinida

Milho amarela com água em excesso


Com mais chuva que o previsto, a produtividade da soja e do milho de verão deve ser maior que a estimada na fase de plantio, relatam os agricultores. Porém, apesar da boa aparência das lavouras nos principais estados produtores, o rendimento por hectare ainda é uma incógnita. Problemas como o mofo branco ameaçam provocar variações expressivas dentro de uma mesma região.

No Paraná, a irregularidade das chuvas, ocasionada pelo fenômeno La Niña, tem deixado marcas visíveis em algumas fazendas. “Muitas plantas estão mortas, mesmo depois de quatro aplicações de fungicidas”, relata Ivo Frare, diretor-técnico da Fazenda Mutuca, em Arapoti (Campos Gerais). Ele conta que o aspecto geral da safra é bom e os problemas pontuais são resultado do excesso de chuvas nos últimos dez dias.

Quando o assunto é produtividade, a expectativa dos agricultores paranaenses é otimista, embora seja cedo para fazer previsões. Cícero Passos de Lacerda, produtor de soja, milho e feijão em Guarapuava, espera que o rendimento deste ano supere as 55 sacas por hectare da temporada anterior e alcance 60 sacas por hectare. A estimativa está atrelada ao clima nos últimos dois dias. Segundo Lacerda, o acúmulo de chuvas em janeiro, que até a última segunda-feira era de apenas 10 milímetros, hoje ultrapassa 130 milímetros.

A safra do Nordeste brasileiro também avança com avaliações mais positivas que as de 2009/10. Além de o clima estar mais favorável, neste ano, os produtores aumentaram os investimentos em tecnologia. Moacir Grave, da Fazenda Al­­vo­­­rada, em Luis Eduardo Maga­lhães (Oeste da Bahia), relata que a produtividade da soja no ciclo atual pode chegar a 56 sacas por hectare, acima da média de 53 sacas obtida em 2009/10. A expectativa de bons preços futuros e a redução do custo com fertilizantes nesta safra incentivaram os produtores a melhorar a adubação da terra, conta Grave.

Acompanhe informações sobre a safra de verão no blog www.gazetadopovo.com.br/expedicaosafra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.