CI

Produtividade do Norte do Paraná supera média estadual

Em Rolândia (PR) a soja apresentou uma produtividade média de 65 sacas por hectare


Os produtores rurais da Região Norte deverão superar a média estadual de produtividade. O levantamento é da Agroconsult, empresa privada de análises do agronegócio, que está organizando o Rally da Safra 2007. Nessa segunda-feira (12-03), os técnicos organizaram café-da-manhã com produtores rurais e saíram a campo para levantar dados sobre as condições da safra estadual. Em uma amostragem, por exemplo, em uma lavoura localizada em Rolândia (25 km a oeste de Londrina), a soja apresentou uma produtividade média de 65 sacas por hectare.

Os técnicos também visitaram uma outra propriedade em Arapongas (PR) (37 km a oeste de Londrina), onde a produtividade deverá ficar em 50 sacas. Segundo o produtor Geraldo Soares, que arrendou a área, esta foi a primeira safra de soja, que tomou lugar das pastagens. Ao todo, o produtor plantou 46 alqueires da oleaginosa e 8,5 alqueires de milho. Em um outro local, Soares disse que já chegou a colher 57 sacas de soja por hectare. Agora (depois de terminar a colheita de soja) vou plantar milho safrinha para aproveitar os preços, informou.

Ele também afirmou que as lavouras foram atingidas pela ferrugem e que foram necessárias três aplicações de fungicidas para controle. O custo de produção está alto mas, pelo menos, os preços não vão baixar porque as lavouras de cana avançaram, comentou.

Já o produtor rural Paulo Vilela, da região de Cornélio Procópio (cidade pólo) que participou do café-da-manhã, dividiu cerca de 500 hectares com o cultivo de soja, em 75% da área, e de milho, em 25%. A produtividade esperada de soja é de 50 sacas por hectare. O ano foi bom por causa das chuvas. As pragas e doenças foram bem controladas e não haverá prejuízos, comentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.