CI

Produtividade do trigo sofre redução expressiva

Safra de trigo sofre impactos do clima


Foto: Canva

A última estimativa da safra de trigo para o ano de 2023 revela alterações significativas nas condições do cultivo, diminuindo desafios consideráveis ??para os produtores. Segundo dados divulgados pela Emater/RS do Informativo Conjuntural, a área de altitude atingiu 1.516.236 hectares, representando um aumento de 0,7% em relação à previsão inicial de 1.505.704 hectares. No entanto, a produtividade inicialmente esperada, estimada em 3.021 kg/ha, sofreu uma redução notável, alcançando atualmente 2.164 kg/ha, o que representa uma redução de 28,38%.

A aparência El Niño é apontada como um dos principais responsáveis ??por essas mudanças, manifestando-se através do excesso de chuvas e outros fatores climáticos adversos, como ocasionais, vento e granizo. Estes eventos impactaram a cultura em diversas fases do ciclo produtivo, contribuindo significativamente para a redução expressiva na produtividade do trigo.

A estimativa atual de produção é de 3.280.655 toneladas, refletindo uma queda drástica de 27,88% em comparação com as 5.288.030 toneladas estimadas no momento do plantio. Essa reavaliação destaca a severidade dos efeitos climáticos na produção de trigo, resultando em desafios substanciais para a entrega das metas de colheita inicialmente planejadas.

Durante o período, a colheita do trigo avançou para 82% da área cultivada, com 17% das atividades em fase de maturação e 1% no enchimento de grãos. À medida que a colheita progride, persiste uma tendência de redução na produtividade das lavouras e na qualidade dos grãos. Notavelmente, o peso hectolitro (PH) dos produtos colhidos predominantemente está abaixo de 78, diminuindo uma qualidade inferior. Produtos com PH inferior a 70 enfrenta dificuldades na coleta para beneficiamento e comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.