CI

Produtividade premiada

Vencedores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra são divulgados


Edmilson Ribeiro Santana, de Uruaçu (GO) foi o ganhador do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012 da região Centro-Oeste. Ele atingiu 89,85 sacas/ha e o prêmio será uma viagem para os Estados Unidos. O membro do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Leandro Zancanaro explica que pode haver sojicultores com maiores índices de produtividade na região, mas não se inscreveram no concurso. “Por isso temos feitos várias ações para ampliar cada vez mais o número de inscritos”.


Na safra 2011/2012, o Desafio do Cesb atingiu 14 Estados, 407 municípios e 1.314 produtores. Atualmente, o Comitê é composto por 16 membros, 4 empresas patrocinadoras e 13 instituições de pesquisa apoiadoras.  Leandro explica que o objetivo do projeto é elevar a média de produtividade da soja no Brasil. “Nosso trabalho é incentivar e provocar o agricultor a experimentar novas tecnologias para aumentar a produtividade”.

O presidente do Cesb, Orlando Martins, acrescenta que o trabalho realizado pelo Comitê tem demonstrado a necessidade de uma revisão nos modelos atuais de produção da soja. “Com organização dos processos agrícolas e aproximação dos pesquisadores com os agricultores, atingiremos melhores níveis de produtividade da soja no país”.

O Cesb anunciou também, durante o Congresso da Soja, em Cuiabá, os vencedores de todas as categorias. O premiado na categoria soja não irrigada é o produtor Demétrio Guimarães Parreira, de Correntina (BA). O agricultor produziu 108,71 sacas/ha, em um lote de 10 hectares, conforme regulamento do Desafio.


Na região Sul o vencedor foi Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti (PR), com produção de 103,11 sacas/ha. Ele também foi o 2º melhor produtor, na classificação geral dos produtores participantes do Desafio do CESB. Já no Sudeste, o paulista Frederik Jacobus Wolters, de Itararé (SP) foi o campeão com produção de 83,89 sacas/ha. O prêmio para todos os ganhadores é uma viagem técnica aos Estados Unidos, em Ohio no meio-oeste americano, para compartilhamento de experiências sobre a cultura da soja. O roteiro inclui visitas a fazendas de grandes produtores, centros avançados de tecnologia, universidades e, inclusive, um tour na Bolsa de Chicago.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.