Produtor aposta em plantio de uva no Cerrado
O clima quente acelera o desenvolvimento da fruta, conseguindo fazer duas colheitas por ano, de novembro a janeiro e de julho a setembro
Cuidados na seca
Outra vantagem de plantar em Goiás, diz, é que a incidência de doenças é aproximadamente 40% menor do que no Sul. "As plantações ficam longe umas das outras", explica. O maior problema é o míldio, que traz junto outras doenças. O segredo para o sucesso dos parreirais, diz, é ficar atento e evitar que a praga se dissemine durante o período mais seco. "Se não cuidarmos bem na seca, ela toma conta no período das chuvas."
Danilo conta que se descuidou de uma pequena área de seu parreiral e agora está sofrendo as conseqüências. “A coisa lá está feia, não estou conseguindo combater." No restante da área plantada ele tem conseguido bons resultados com a calda bordalesa. “Estou conseguindo manter a folha no pé. No ano passado, caiu tudo por conta da ferrugem."
O produtor lembra que é preciso fazer pulverizações preventivascomsulfato de cobre e enxofre, e que é importante realizar dois desbastes verdes por ano, para garantir insolação e aeração das copas. “Uva gosta é de água no pé e luz nas folhas." Produtor aposta em plantio no Cerrado.