Produtor de cacau do ES poderá renovar lavoura e aproveitar árvore retirada
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)


Agronegócio

Produtor de cacau do ES poderá renovar lavoura e aproveitar árvore retirada

Por:
1194 acessos
Plantio de novos materiais é indicado para combater vassoura-de-bruxa


Em breve, proposta vai apresentar as soluções legais para o corte de pés de cacau doentes e de que forma a madeira proveniente poderá ser utilizada pelo produtor

Os produtores de cacau que pretendem renovar suas lavouras retirando árvores velhas e doentes e plantando novos materiais genéticos poderão, em breve, utilizar o material retirado para fins econômicos. A notícia foi confirmada durante reunião, em Vitória, na semana passada, entre a Secretaria Estadual de Agricultura e seus órgãos vinculados, a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além de outras entidades ligadas ao setor.


De acordo com o presidente da Acal, Maurício Buffon, a informação é considerada uma aliada no processo de recuperação da cultura do cacau em solo linharense, já que possibilita renda ao cacauicultor em período delicado da atividade. “Agora, sabemos que a lei possibilita a retirada de plantas velhas, contaminadas pela vassoura-de-bruxa, e a utilização delas, por exemplo, na fabricação de carvão”, diz.


Porém, para realizar esse procedimento, o produtor de cacau precisará de uma autorização prévia do Idaf para fazer a retirada das árvores antigas, além de ser necessária a documentação legal para comercialização da madeira. “Para a remoção de até 5.000 pés de cacau doentes, o produtor terá que fazer uma comunicação formal ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Para quantidade superior, será necessária a aprovação do instituto mediante vistoria técnica”, acrescenta Buffon.


Até o final de maio, um comitê apresentará as soluções legais para esse procedimento e também uma proposta de implementação de sistemas agroflorestais, consorciando o cacau com outras culturas.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink