Produtor de ovos recupera participação em relação ao varejo

Frango

Produtor de ovos recupera participação em relação ao varejo

Em fevereiro o produtor de ovos paulistano obteve valorização mensal de quase 59% na comercialização do seu produto
Por:
38 acessos

Em fevereiro o produtor de ovos paulistano obteve valorização mensal de quase 59% na comercialização do seu produto. Entretanto, isso não tem maior relevância ao se constatar que a caixa de ovos em janeiro atingiu o menor valor desde janeiro de 2015. Assim, para efeito comparativo, talvez o índice anual expresse melhor a evolução do produto e, nesse caso, o aumento foi de apenas 1,3%. 

Na outra ponta, ou seja, no varejo paulistano, também houve ganhos na comparação mensal e anual. Porém, em índices bem menores que os verificados na granja: em relação ao mês anterior, de quase 11%, e, em relação a fevereiro de 2018, de 0,9%.

Dessa forma, houve melhora significativa na relação com o varejo: o preço na granja equivaleu a 38,2% do comercializado no varejo. Com isso, houve recuperação de 11,6 pontos percentuais na participação do produtor de ovos na comparação mensal. Em doze meses o aumento na participação foi mínima, cerca de 0,2 pontos percentuais.

Por ora, passados dois terços do mês, os preços médios alcançados nos dois elos de comercialização indicam índice na casa dos 37% significando pequena perda – 1 ponto percentual - na participação dos avicultores em março. Como o mercado se encontra em pleno andamento do período da quaresma é possível que o último decêndio do mês não tenha os efeitos negativos verificados em meses normais e o índice pouco se altere até o encerramento do mês.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink