Produtor deve se preparar para maximizar uso da agricultura digital

Agricultura digital

Produtor deve se preparar para maximizar uso da agricultura digital

Para especialista, agricultores devem iniciar com ferramentas da agricultura de precisão de forma a conhecer os dados de sua propriedade
Por:
210 acessos

Novidade no campo, a agricultura digital vem ganhando espaço na mente dos produtores rurais em todo o país. Entretanto, para se fazer o bom uso das ferramentas baseadas em informática, sensores eletrônicos e tecnologia, é necessário o preparo para o melhor proveito das tecnologias que podem ajudar na gestão das propriedades rurais.

Segundo o diretor da Falker Automação Agrícola, Marcio Albuquerque, este é um movimento que se iniciou há alguns anos com a utilização crescente da agricultura de precisão que, na verdade, é a tecnologia que começou a trazer para o produtor a preocupação com a gestão da sua propriedade baseada em dados. “Esta é uma parte fundamental deste guarda-chuva que vem sendo chamado de agricultura digital”, destaca.

Para Albuquerque, o produtor que quiser trabalhar com tecnologia deve dar um passo de cada vez e não pode usar a tecnologia mais nova se não faz o básico bem feito. “O produtor precisa entender que a tecnologia não vai substituir as suas decisões, não vai substituir um trabalho de base feito com cuidado. O agricultor que quer dar os primeiros passos deve começar com a agricultura de precisão, que permite conhecer a variabilidade que tem na sua área, para depois se preocupar com todos os registros, com uma grande quantidade de dados, com a gestão baseada em números de toda a sua área”, observa.

Neste sentido, a Falker tem orientado os produtores com treinamentos para o uso destas tecnologias. “O produtor que quiser trabalhar com agricultura de precisão tem um parceiro que vai ajudar a entender o uso das diferentes ferramentas e selecionar as que fazem mais sentido no seu atual estágio e ter os melhores resultados”, salienta o diretor da Falker.

A empresa disponibiliza uma linha completa para agricultura de precisão e agricultura digital, desde o software para gerenciar estes dados com processamento e armazenamento remoto, os instrumentos para a coleta destes dados no campo, sensores, transmissão de dados, entre outros. Durante a Expodireto Cotrijal, a Falker estará no Pavilhão 2 da área central da feira para dar suporte aos produtores rurais que estão em busca de novidades para as lavouras.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink