CI

Produtores colheram 28,63% da safra de soja em Mato Grosso

Sojicultores relataram problemas na qualidade dos grãos, o que acende sinal de alerta com as previsões climáticas para a próxima semana


A colheita de soja em Mato Grosso avançou na última semana 8,73 pontos percentuais, alcançando 28,63% do total da área estimada, o que reflete um retardo de 3,31 pontos percentuais na média dos últimos cinco anos e de 17,16 pontos percentuais frente à safra passada. De acordo com boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuári (Imea), a maior região produtora de soja do estado, a médio-norte, apresentou um avanço de 12,68 pontos percentuais, alcançando 42,97% da área estimada e um atraso de 22,33 pontos percentuais frente ao mesmo período da safra anterior.

Colheita de soja em Mato Grosso

Do outro lado, a região nordeste ainda continua em marcha lenta, atingindo apenas 4,47% da área colhida e um avanço semanal de 2,37 pontos percentuais, o que já representa um atraso de 11,48 pontos percentuais ante o mesmo período da safra 2016/2017. Segundo o Imea, apesar de a colheita de soja começar a ganhar ritmo, os fatores climáticos estão refletindo diretamente neste momento. Já no que tange aos rendimentos, nesta semana foram relatados alguns problemas na qualidade dos grãos, toda- via ainda não representativos, mas acendem o sinal de alerta com as previsões climáticas para a próxima semana.

Preço da soja

O preço da soja em Mato Grosso encerrou a semana com média de R$ 57,19 por saca, registrando um avanço de 1,86%. “Tal valorização ocorreu, principalmente, por causa da ascensão do dólar nos últimos dias”, afirma o Imea.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.