CI

Produtores conhecem alternativas de aproveitamento integral do leite

Uma Oficina sobre o Aproveitamento Integral do LINA no preparo de queijo minas frescal, bebida láctea e silagem de leite na última sexta-feira


Uma Oficina sobre o Aproveitamento Integral do Leite Instável Não-Ácido (LINA) no preparo de queijo minas frescal, bebida láctea e silagem de leite foi realizada pela Emater/RS-Ascar na última sexta-feira (09/12), no Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Nova Petrópolis (Cetanp). Participaram 18 produtores de leite do município.

Essa atividade, vinculada à Chamada Pública do Leite - lote 21, teve como objetivo principal apresentar aos produtores alternativas de aproveitamento do leite "LINA", rejeitado pela indústria. Esse leite, apesar de ser rejeitado por não estar nos padrões exigidos para o processamento do leite UHT, apresenta condições normais para o processamento de derivados de leite, como queijo, bebida láctea, iogurte, nata, ricota, requeijão, doce de leite e outros. 

Na oportunidade, também foram abordados assuntos como: boas práticas de fabricação, higiene e cuidado na manipulação, forma correta de pasteurização caseira do leite, dicas de melhoria da qualidade do queijo produzido e utensílios apropriados para fabricação de derivados.

A oficina foi ministrada pela coordenadora do Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Fazenda Souza (Cefas), Rosângela Zimmer, e pelo assistente técnico regional de bovinocultura de leite da Emater/RS-Ascar, João da Luz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.