CI

Produtores da região de Água Limpa (MT) já colheram 25% da área de soja

Colheita deverá ser concluída nos primeiros dias de abril


Os produtores rurais do distrito de Água Limpa, em Nova Ubiratã (MT), já colheram cerca de 25% da soja da safra 2011/12. As colheitadeiras entraram nas lavouras com atraso, no dia 10 de janeiro, devido às chuvas constantes que caiam sobre a região no começo do ano.

Conforme José Afonso Canola, do Grupo Pinesso, a soja ocupa 115 mil hectares em Água Limpa, sendo 29 mil hectares apenas em terras de propriedade da Fazenda Pinesso. Neste momento, o clima colabora para a colheita da oleaginosa, que deverá ser concluído nos primeiros dias de abril.

Sobre a qualidade dos grãos, Canola afirma que o padrão é bom e que a produtividade também está dentro das expectativas. “Por enquanto, a média colhida por hectare é de 57 sacas. Mas deverá chegar a 62 sacas até o final do processo, resultando em 3,6 mil quilos de soja por hectare”, explica. Na safra 2010/11 a média nas lavouras do distrito foi de 57 sacas.

O preço da saca da soja também anima os produtores rurais de Nova Ubiratã. “Hoje é de R$ 37,50 por saca, mas esse valor vai melhorar porque o mercado já sente a falta do produto”, prevê Canola.

Ele também explica que o atraso no início da colheita soja atrapalha o plantio do milho. Apesar disso, a cultura deverá ocupar em Água Limpa 45% da área agrícola em 2012, contra apenas 18% em 2011. Atualmente, a saca do milho está cotada em R$ 17.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.