CI

Produtores de Chapada (RS) preparam as lavouras

Primeiras lavouras de trigo devem ser semeadas a partir do dia 10 em Chapada


O alto custo de produção dos dois cereais de inverno é apontado como um desestimulador ao produtor rural
Produtores rurais trabalham na preparação das áreas agricultáveis destinadas ao plantio das culturas de inverno. De acordo com o técnico agrícola da Coagril (Cooperativa dos Agricultores de Chapada), Juliano Steffens, o primeiro passo é a realização da dessecagem das ervas daninhas, que surgiram nas lavouras depois da colheita da soja e do milho. “Não é aconselhável o produtor rural entrar com as máquinas para realizar a semeadura do trigo ou da cevada, sem antes ter realizado a aplicação de químicos que controlam as ervas daninhas”, salienta Steffens. Segundo ele, o ideal é que o trabalho seja feito até três semanas antes do início do plantio dos cereais.


Outro ponto importante destacado, para que o solo tenha condições ideais de plantio, é uma revisão das áreas antes do começo da formação das lavouras. “A conferência é para ter certeza de que as ervas daninhas estão controladas”, explicou.

Steffens acredita que até o dia 10 do próximo mês, as primeiras áreas de trigo e cevada já estarão sendo plantadas no município, que este ano deve cultivar pouco mais de 4 mil hectares de trigo e outros cerca de dois mil de cevada. O alto custo de produção dos dois cereais é apontado como um desestimulador ao produtor rural. Em média ele terá que investir 40 sacas do cereal para formar apenas um hectare de lavoura. “Quando se projeta média de produtividade um pouco acima das 50 sacas/ha fica um tanto difícil o produtor decidir pelo plantio de trigo ou cevada, duas culturas sensíveis ao clima, principalmente, no período da safra”, comenta o técnico agrícola.


Na colheita do ano passado até a produtividade ficou dentro do esperado, mas as chuvas no período de colheita acabaram reduzindo a qualidade dos grãos de inverno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.