CI

Produtores de leite atendidos pelo projeto Balde Cheio dobram produtividade

Promover o desenvolvimento sustentável no campo é uma das principais questões que movem a pesquisa agropecuária


Promover o desenvolvimento sustentável no campo é uma das principais questões que movem a pesquisa agropecuária. Para o alcance desse feito, se faz imprescindível aliar tecnologia à mudança de atitude e de pensamento do produtor. A confiança na eficiência das soluções tecnológicas propostas é o diferencial nesse processo.

Foi assim que o projeto Balde Cheio transformou a vida de milhares de produtores no Brasil. Nesse projeto, Embrapa, instituições de assistência técnica e extensão rural (ATER), entidades públicas e privadas e produtores andam lado a lado promovendo ações de capacitação e transferência de tecnologia no campo. São 253 técnicos em treinamento, 417 municípios, 1472 produtores sendo atendidos em 11 estados com apoio de 182 parcerias.

Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), unidade da Embrapa que lidera o projeto, André Luiz Monteiro Novo, a produção de leite média brasileira é de menos de 100 litros por dia. No projeto, mais de 75% dos produtores produzem acima de 200 litros por dia. Um ganho significativo na produtividade e na lucratividade das propriedades participantes.

Iniciado em 1997, o projeto parte de uma metodologia de capacitação continuada, voltada para os técnicos da assistência técnica e extensão rural, que inova na transferência de tecnologia para os produtores de base familiar.

Os técnicos capacitados pela Embrapa repassam os conhecimentos - na forma de serviços, produtos e processos - a pequenos, médios e grandes produtores. Estes passam então a ter técnicos altamente especializados em produção intensiva de leite atuando em suas propriedades para implementação das soluções propostas.

Para Novo, o ganho de produtividade nas propriedades e a significativa melhoria na qualidade de vida dos produtores são resultados perceptíveis entre aqueles que participam do projeto.

Projeto de muitos

Os bons resultados não vêm por acaso, são consequências do empenho de cada ator envolvido nessa iniciativa. Como explica precisamente o produtor Luiz Fernando Ferrari, integrante do projeto desde 2013. "O projeto é como um círculo. Se um elo sai, se quebra".

Médio produtor do município de Potirendaba, interior de São Paulo, Fernando tinha uma produção leiteira que não lhe provia renda para cobrir as despesas familiares. Foi quando viu a propriedade do primo e vizinho crescendo na atividade, de forma sustentável, viável economicamente e com o trabalho apenas de familiares.

Não teve dúvida em procurar o técnico da região para descobrir como tornar aquela mudança possível em sua fazenda também. Foi então que começou a seguir as orientações de Clodoveu Colombo Junior, técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

O resultado não demorou a chegar, a partir da adoção gradativa de uma série de tecnologias como a melhoria das pastagens, do manejo do rebanho, a troca de animais e, principalmente, organização administrativa com o controle de custos, rendeu a Fernando um crescimento de mais de 200% na produção. De 126 litros/dia no primeiro ano do projeto, o produtor já chegou a tirar 400 litros/dia.

"Antes eu só via a receita com as vendas de animais e comercialização do leite. A partir do momento que eu comecei a fazer a planilha (financeira) tive outra visão do negócio. Aprendi que o preço dos custos é que fazem a diferença", explica com a confiança de quem sabe o que faz.

Hoje, Fernando e a mulher, Dayani Nayara, 31 anos, cuidam sozinhos da fazenda e, além do leite, principal fonte de renda da família, ainda sobra tempo para produção de queijos e pães, que complementam a receita do casal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.