Produtores de maçã aguardam boa safra no Paraná


Agronegócio

Produtores de maçã aguardam boa safra no Paraná

Por:
1 acessos

Os produtores de maçã da região de Palmas estão prevendo uma boa safra para este ano, com perspectiva de colher 18,5 mil toneladas do produto, com ótima qualidade.

O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar, Ney Caldas, e do diretor-presidente da Emater, Sabino Campos, visita a mostra neste sábado. A exposição reúne vários eventos como a 29ª Feira do Bezerro, leilão de fêmeas da raça Caracu, Feira da Indústria, Comércio e Artesanato e ainda Exposição e Feira da Maçã.

Entre os participantes, a Codapar, vinculada à Secretaria da Agricultura, instalou um estande, para mostrar ao público os serviços que a instituição oferece aos produtores de maçãs do Sudoeste paranaense e também de Santa Catarina, desde a década de 80, quando instalou o primeiro armazém frigorífico do Estado.

A unidade a frio, tem capacidade para estocar até 7 mil toneladas de maçãs, em suas 19 câmaras e 03 antecâmaras que permitem o recebimento, classificação, embalagem e armazenamento das frutas em até 0º C. `Na época em que foi implantado o armazém de Palmas, atendia a uma antiga reivindicação dos produtores, que não dispunham de um local onde pudessem armazenar suas produções com segurança e que permitisse comercializar o produto em período de entressafra`, comenta Ney Caldas.

Nos últimos anos, a produção se desenvolveu bastante e as variedades cultivadas aumentaram em sua produtividade, graças a adoção de novas tecnologias. Atualmente 45 produtores de Palmas utilizam a infra-estrutura da unidade da empresa. Das 18 mil toneladas esperadas nesta safra, perto de 11 mil devem ser estocadas nas câmaras frias no decorrer dos próximos meses.

Hoje, o município de Palmas é o maior produtor de maçãs do Paraná, correspondendo a 2,16% da produção nacional. No Brasil, o maior produtor é o município catarinense de Fraiburgo, que produziu 207,9 mil toneladas de maçãs na última safra.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink