CI

Produtores de MT encerram colheita safra de soja

Produção será maior apesar da queda na produtividade



A colheita da Safra 2011/2012 de soja, em Mato Grosso, está praticamente no fim. A expectativa é que até o final deste mês o produtor já tenha tirado a oleaginosa do campo. Os últimos dados levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que, até meados do mês de março, foram colhidos 89% da área total do estado, de 7 milhões de hectares. No ciclo passado, neste mesmo período, 66% de uma área estimada em 6,4 milhões de hectares tinha sido colhida.


"A diferença de percentuais ocorreu em razão da falta de chuva que atrasou o plantio da Safra 2010/2011", explica o analista do Imea, Cleber Noronha. Segundo ele, o índice deste ano acompanha os números observados na Safra 09/10. "A safra não está com a colheita adianta", enfatiza. Sobre a comercialização da soja, o analista afirma que as vendas foram antecipadas neste ano em relação a safra 2010/2011. "Apesar da antecipação, atualmente os números estão iguais".

Ele diz que as vendas estagnaram porque o produtor está esperando uma melhora no preço da saca. "A expectativa é que ocorra uma valorização, mesmo já tendo conhecimento de que a saca está com um bom preço, ficando na faixa dos R$ 40, igual valor registrado no ano passado". Essa intenção de venda futura, conforme Noronha, tem haver com o cenário mundial, que pontua para uma baixa produção de soja e, consequentemente, alta no milho.


O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, enfatiza que o produtor está tranquilo porque já conseguiu garantir mais da metade da safra. Além disso, ele ressalta que a produção prevista para este ano será histórica, com quase 22 milhões de toneladas, 6,7% a mais na comparação com a temporada passada, que era de 20 milhões de toneladas.

Fávaro explica que o aumento na produção está relacionada ao aumento da área plantada. "No entanto, teremos queda na produtividade". O Imea aponta que a produtividade irá diminuir de 3,2 quilos por hectare para 3,1 quilos por hectare. A queda é de 3%.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.