CI

Produtores de Pedro Afonso (TO) iniciam comercialização da safra de soja

De 09 a 16 de fevereiro foram comercializadas 636,590 t do grão


De 09 a 16 de fevereiro foram comercializadas 636,590 toneladas do grão armazenados
 
Mesmo com a colheita da safra de soja 2011/2012 tendo sido iniciada recentemente, no dia 6 de fevereiro, alguns produtores de Pedro Afonso (TO) já comercializam parte da produção disponível com as tradings responsáveis pela exportação do produto.

De 09 a 16 de fevereiro foram comercializadas 636,590 toneladas do grão armazenados no armazém da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins.

O gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, explicou que alguns sojicultores anteciparam a venda de parte da produção devido ao bom preço da soja registrado nesta semana – R$ 41,70 a saca de 60 kg – para custear despesas com o restante da colheita previsto para terminar em março. Disse ainda, que o pico da expedição da oleaginosa está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA).

Vanderlei de Sousa, gerente da Unidade Operacional e responsável pelo armazém da Coapa, chamou atenção para a qualidade dos grãos colhidos nesta safra. “A soja está chegando da lavoura com ótima qualidade e alguns nem precisaram passar pelo secador, pois estavam com índice de umidade abaixo do permitido. Isso ocorre devio ao manejo profissional do produtor e a boa regulagem das colheitadeiras”, disse Vanderlei, informando que o armazém da Coapa estará funcionando todos dos os dias, inclusive feriados, para recepcionar a safra 2011/2012 com até 45 colaboradores trabalhando em até três turnos visando atender o grande volume de grãos que chegará a unidade. A meta para essa safra é receber 64 mil toneladas no armazém da Coapa, considerado o maior do Tocantins.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.